Fornecedor

O que é CCMEI e qual sua importância no cenário de licitações?

Voltar | Por Redação Compras BR 3/11/2021

Você sabe o que é CCMEI? Ele é um dos documentos que o Microempreendedor Individual precisa apresentar para uma licitação.

O que é o CCMEI? Para quem está envolvido no mundo de licitações e já ganhou alguma, certamente teve que apresentar uma série de documentações, e para os que são Microempreendedores individuais, o CCMEI é uma dessas documentações. Vamos conferir neste artigo do que se trata este documento, como adquiri-lo e qual sua importância no cenário de licitações.

O que é o CCMEI?

CCMEI é a sigla para Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. O microempreendedor pode retirar o seu CCMEI após a formalização por meio do site do Portal do Empreendedor.

O CCMEI serve como comprovante da inscrição no CNPJ e também como alvará de funcionamento da atividade MEI. Portanto, é altamente recomendado que após a sua emissão, ele seja impresso e bem guardado.

CCMEI: Como emitir?

Uma vez feito o cadastro do microempreendedor individual no Portal do Empreendedor, o CCMEI é emitido de maneira automática.

Uma vez finalizado o processo de formalização do MEI, são emitidos o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), a inscrição na Junta Comercial do Estado em que está inscrito o MEI, e o Alvará Provisório de Funcionamento.

O Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) nada mais é que o documento onde constam todas as informações acima, sem a necessidade da emissão de um documento para cada um dos dados.

O processo é inteiramente realizado de maneira online, no Portal do Empreendedor, e não há necessidade de nenhuma assinatura ou documento extra, além daqueles que já foram enviados para a formalização da MEI.

CCMEI: Qual a sua importância?

O CCMEI é, falando de maneira prática, o contrato social do MEI. Deste modo, é um documento que pode e regularmente é exigido por bancos e outras instituições financeiras, comerciais, jurídicas, etc., por ser o documento que representa a empresa.

Por este motivo, é extremamente importante que você emita e guarde o certificado após a formalização do MEI, além de garantir e conferir com frequência que todas as informações estão atualizadas e corretas.

A emissão do CCMEI é simples e feita de forma online e gratuita, no site do Portal do Empreendedor, como dito no tópico acima.

CCMEI e as Licitações

O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual é de extrema importância pois é indispensável para a participação de qualquer microempreendedor individual em licitações públicas, independente do edital vigente.

Isto porque, como afirmamos acima, o CCMEI reúne em apenas um documento algumas das principais informações sobre a condição do microempreendedor, como o próprio nome do documento diz.

Além do CCMEI, o Microempreendedor também precisará dos seguintes documentos:

Emissão do CNPJ: Obtido no site da Receita Federal;

  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: Obtida no site da Receita Federal;
  • Certificado de Regularidade junto ao FGTS: obtida no site da Caixa Econômica Federal;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT: Obtida no site da Justiça do Trabalho ;
  • Certidão do Governo do Estado: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, sede da empresa;
  • Certidão Municipal: obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Certidão de Falência e Concordata: Obtida junto aos cartórios da comarca;
  • Inscrição no Cadastro Municipal: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Inscrição no Cadastro Estadual: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado;
  • Alvará de Funcionamento: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Declaração de Menores: preencher conforme modelo disponibilizado nos Anexos do Edital;
  • Atestado de Capacidade Técnica.

A autenticidade do CCMEI pode ser verificada no site do Portal do Empreendedor. Lá também é possível conferir um modelo deste documento, para que você possa seguir.

Então, muita atenção a este tão importante documento e verifique sempre se está com todas as suas informações corretas!

Compartilhar:

Posts Relacionados

Fornecedor

O que é CCMEI e qual sua importância no cenário de licitações?

Você sabe o que é CCMEI? Ele é um dos documentos que o Microempreendedor Individual precisa apresentar para uma licitação. O que é o CCMEI? Para quem está envolvido no […]

03/11/2021

Licitações

Recurso Administrativo para licitação. Entenda a importância

Você já precisou ou está precisando fazer um Recurso Administrativo para licitações? Aprenda com a gente a fazer um de maneira rápida, simples e objetiva! Se você já participou de […]

19/10/2021

Fornecedor

MEI, ME e EPP: Entenda as diferenças entre elas nas licitações

MEI, ME e EPP: Elas também possuem suas diferenças e benefícios no mercado de licitações. Entenda neste artigo tudo sobre o assunto. Com o objetivo de modernizar as licitações, muitas […]

20/09/2021

Confira nossas redes sociais: