Fornecedor

Pregão Eletrônico: Você sabe o que é ? Como funciona ?

Voltar | Por Redação Compras BR 27/8/2020

Pregão Eletrônico: Esta muitas vezes é a dúvida de diversos empreendedores que querem vender para órgãos públicos porém não sabem como.

O Pregão Eletrônico é um meio de compra utilizado pelo governo para buscar fornecedores para a compra de produtos e serviços nas áreas administrativa, legislativa e judicial.

Se você já considerou a possibilidade de vender produtos ou fornecer soluções para o governo, participar de um leilão eletrônico é a escolha ideal.

Praticidade

A licitação eletrônica ou simplesmente Pregão Eletrônico como é mais conhecido, é um método de licitação de baixo custo que facilita o contato entre órgãos estaduais e empresas privadas.

Uma de suas maiores vantagens é que facilita a acessibilidade dos processos online porque não exige os custos associados aos agentes (por exemplo, pessoas que o representam em licitações presenciais) e outros procedimentos burocráticos complicados.

Se você é empresário e deseja vender produtos para o governo, o comércio eletrônico é uma opção mais simples e menos burocrática, permitindo um contato mais direto com os compradores.

Neste artigo, vamos nos aprofundar nas transações eletrônicas, mas antes disso, vamos entender alguns dos processos por trás dos pregões.

Qual a necessidade do Poder Público realizar uma licitação ?

Em primeiro lugar, a licitação garante que todas as empresas interessadas apresentem as exigências do governo para participar do processo licitatório.

O fato de qualquer pessoa com condições poder participar é uma forma de o Estado implementar o princípio da igualdade, ou seja, provar que todos são iguais perante a lei conforme estipula nossa Constituição Federal.

Além disso, como todo o processo é transparente e acessível aos grupos privados, pode melhorar a competitividade, aumentar os preços para o governo e prevenir fraudes e desvios de recursos públicos.

Pregão Eletrônico é um modo de licitação

Pregão é um tipo de processo licitatório em que o governo realiza a aquisição daquele lance mais favorável.

Os Pregões funcionam da mesma forma que outro método de licitação conhecido: os leilões. A diferença aqui é que os licitantes (licitantes) devem baixar o preço, não aumentar o preço, se quiserem garantir as vendas para a entidade pública

Esses encontros são realizados por meio de editais, que têm sido amplamente divulgados para atrair o maior número de empresas que possam atender às suas necessidades com qualidade e preços elevados.

É importante ressaltar que somente nos casos considerados “comuns” os projetos e serviços podem ser contratados por meio de leilões. Ou seja, não inclui casos como arrendamento, imóvel e alienação, exceto outros projetos que desenvolvem infraestrutura tecnológica complexa.

Fases do Pregão Eletrônico

O Pregão simplificou procedimentos para desburocratizar o processo licitatório. Portanto, possui apenas duas etapas: habilitação e licitação.

A fase de Lances é onde o evento começa: aqui, os produtos a serem adquiridos costumam ser divididos em vários ou mais lotes, dependendo da organização

A fase de habilitação é quando a empresa apresenta no edital todos os documentos relacionados aos requisitos do órgão. É importante lembrar que se a empresa não possuir documentos, será o motivo de sua desclassificação.

Esse estágio também atua como um filtro, de modo que apenas as empresas com qualificações de projeto adequadas podem passar para o próximo estágio.

Curiosamente, no pregão digital ou pregão eletrônico, há uma reversão de fase em relação ao que normalmente ocorre no presencial. Esta opção visa facilitar o processo licitatório.

Tecnicamente falando, dependendo dos requisitos do processo, pode haver mais estágios no processo de transação digital, mas essas duas partes tradicionais são pontos fixos de eventos.

Como funciona ?

A licitação eletrônica é a modalidade de pregão eletrônico que atende à Lei nº 10.520 / 02, Lei nº 8.666 / 93 e Lei Complementar nº 123/06, que condiz com o tratamento diferenciado de cooperativas, empreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

Esse modelo de negociação não tem custo e apresenta maior competitividade e diversidade nas propostas de fornecedores, facilitando assim o processo de compras.

Além dos processos que são executados online, as transações eletrônicas têm muitas outras vantagens, como custos operacionais reduzidos, participação simplificada do processo e maior transparência do processo.

Além disso, algumas empresas oferecem soluções para facilitar o processo de pregão eletrônico, além de notificações e suporte profissional.

Pontos importantes

Certifique-se de ler todas as informações que constam no edital: prestar atenção ao aviso do jogo evitará muitos problemas desnecessários. Nele, você saberá exatamente como o processo ocorrerá.

Prepare os documentos com antecedência: Se você preparar todos os documentos com antecedência, terá tempo suficiente para resolver todos os erros de documentos antes da data de licitação. Lembre-se: o planejamento é tudo.

O Compras BR

Agora que você já entendeu tudo sobre Pregão Eletrônico, vamos te falar um pouco sobre alguns dos inúmeros benefícios da nossa plataforma.

Aviso de Editais

Aqui no Compras BR você não vai precisar ficar buscando páginas e páginas de editais, em nossa plataforma você consegue através dos filtros, verificar todos os editais que estão de acordo com sua linha de fornecimento, além também de ser notificado diariamente sobre todos os editais que das próximas semanas disponíveis em nossa plataforma.

Gestão de propostas

Você pode preparar todos os documentos para licitação e enviá-los eletronicamente sem taxas adicionais ou despesas burocráticas.

Negociação facilitada

Você pode licitar, acompanhar a concorrência e negociar diretamente com o leiloeiro via chat online.

Suporte de especialistas

Aqui no Compras BR você pode contar com um time especializado de suporte que está pronto para apoiar o processo de cadastro, efetivação de propostas e ajuda a deixar toda a documentação em ordem.

Caso ainda tenha ficado qualquer tipo de dúvida a respeito do Pregão Eletrônico, confira nosso conteúdo sobre o Pregão Eletrônico Passo a Passo

Compartilhar:

Posts Relacionados

Banco de Preços

Banco de Preço: Como utilizá-lo para a montagem de uma licitação

Muito se ouve falar de banco de preço, porém muitos não entendem sua verdadeira função e importância. Confira tudo sobre o assunto. Cotação, valor de referência, parâmetro de valor do […]

14/09/2021

Fornecedor

Entenda a diferença entre Dispensa de Licitação e Inexigibilidade

Para quem está envolvido no mundo de licitações, esta é uma dúvida muito comum sobre a diferença de Dispensa de licitação e Inexigibilidade. Entenda a diferença E já começamos nosso […]

13/09/2021

Dicas

Analista de Licitação: Entenda o que é e quais são as suas funções

Você já ouviu falar na carreira de Analista de Licitação? Para vender ao governo é preciso concorrer com outras empresas em um processo chamado licitação. O Analista de licitação é, […]

28/07/2021