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Como participar de licitação online

Fornecedor28/03/2022

Como participar de licitação online e como participar de várias ao mesmo tempo. Essas são dúvidas comuns e anseios de quem está começando.

O número de licitações presenciais está cada vez menor e a duvida de como participar de licitação online só cresce. Quer participar de várias licitações ao mesmo tempo, mas não tem ideia de como se organizar e gerir a burocracia dos processos?

Neste artigo, entenda tudo sobre como participar de várias licitações ao mesmo tempo.

A burocracia das licitações tem fama. Ainda que os processos licitatórios tenham sido simplificados ao longo dos últimos anos, participar de uma só licitação já costuma ser uma tarefa trabalhosa. Por isso, muitas empresas têm receio de participar de várias licitações ao mesmo tempo. Mas sabemos que elas trazem inúmeros benefícios e que a burocracia não é nenhum bicho de sete cabeças.

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para a sua de como participar de licitação online e também dicas de como sua empresa precisa  se organizar para gerir a participação não só em uma mas  em várias licitações e colher os benefícios de estabilidade e rentabilidade de fornecer para os órgãos públicos. Confira!

Organização

Organização é a peça elementar para participar de qualquer processo de licitação, quanto mais de vários ao mesmo tempo. E ela precisa estar presente em diferentes esferas da rotina empresarial: do conhecimento dos editais, passando pela separação dos documentos referentes a cada um deles até a conformidade jurídica e fiscal do estabelecimento.

1. Conheça os editais

O edital é o documento que norteia os processos de licitação, que rege as regras e que estabelece os documentos necessários para a empresa concorrer. Quando falamos de várias licitações, é especialmente importante conhecer e analisar com profundidade cada um dos editais e não presumir que os documentos e requisitos são iguais.

Conheça as diferenças e demandas de cada um deles e verifique as modalidades de licitação que sua empresa quer concorrer, já que as fases e a documentação podem variar de acordo com a modalidade. O Pregão Eletrônico é a modalidade mais conhecida, mas existem outras.

2. Documentos e Prazos

A apresentação dos documentos corretos dentro dos prazos pré-estabelecidos são dois elementos iniciais e essenciais para uma concorrência efetiva e um resultado satisfatório. Prova disso, é que muitas empresas são eliminadas ainda na fase de habilitação do processo. Ou seja, na fase em que a documentação enviada pela empresa é analisada e verificada.

Por isso é tão importante conhecer o edital. É através dele que a documentação correta pode ser separada. Como os editais apresentam diferenças, mantenha a documentação referente a cada um deles separada e organizada de acordo com as fases.

3. Conformidade fiscal e jurídica

A sua empresa deve estar em conformidade com as regularidades fiscais, de habilitação jurídica e de qualificação técnica previstas.

Vale ressaltar que conforme estabelecido pela Lei, as MEIs, MEs e EPPs podem concorrer às licitações com irregularidades fiscais, o que não é permitido para outras configurações de empresa. Mas se sua empresa for MEI, ME ou EPP fique atento ao prazo estabelecido no edital para regularização e certifique-se que é possível realizá-lo.

Considere que a sua empresa está em dia com esses três pontos, de modo que está pronta para iniciar a concorrência de várias licitações ao mesmo tempo. Como gerir esses diferentes processos e suas diferentes fases?

Gestão de várias licitações ao mesmo tempo

Para gerir várias licitações é recomendável usar os auxílios que a tecnologia oferece. Isso facilita muito a gestão. Por exemplo, nesse cenário, é muito importante que os documentos de cada um dos processos, bem como das suas diferentes fases sejam armazenados separadamente. Ou seja, eles devem ser separados enquanto processos de licitação distintos, mas também pelas suas diferentes fases.

Lidar manualmente com tantos documentos é aumentar o risco de incorrer em erros, misturar documentação, confundir prazos e até mesmo perder os documentos.

1. Soluções digitais

A principal maneira de organizar esse alto volume de burocracia das várias licitações é utilizar as plataformas e soluções digitais que facilitam e otimizam o armazenamento, a acessibilidade e o controle das fases das diferentes licitações. Elas não só centralizam o acesso aos documentos, como também propiciam uma visão panorâmica de cada uma das licitações em suas diferentes fases. Sem contar que a segurança dos documentos fica garantida, sem os riscos de perdê-los ou danificá-los no meio do caminho.

Outro ponto importante que acaba ajudando as empresas nos processos de assinaturas de contratos com intuito de gerar economia e agilidade nas demandas são ferramentas de assinaturas eletrônicas, como é o caso da solução oferecida pela BeSign. Esta solução pode te auxiliar na organização dos contratos com seus clientes para que não atrapalhe seu fornecimento para as prefeituras.

2. Consultoria especializada

Quanto mais as empresas lidam com licitação, mais a consultoria especializada é recomendada, porque ela atua em todas as fases do processo. O ComprasBr, por exemplo, além de pessoal especializado trabalha com ferramentas de solução digital que ajudam na gestão das suas licitações.

A consultoria também desempenha um papel importante nas estratégias para concorrer. Vamos supor que sua empresa está concorrendo uma das licitações na modalidade de Pregão Eletrônico. Nela, os concorrentes podem fazer lances ao longo de todo o processo. Contudo, abaixar o preço demais nem sempre é o melhor caminho. A avaliação deve levar em conta elementos da própria empresa e da concorrência para montar a estratégia e, assim, não se colocar em maus lençóis.

3. Avaliação da capacidade da empresa

Ao decidir participar de várias licitações ao mesmo tempo, não perca de vista a capacidade da sua empresa de fornecer os bens, produtos ou serviços. Se coloque perguntas como: caso minha empresa vença todos os processos, há estoque para cumprir com as demandas nos prazos? Para responder a essas perguntas, produza avaliações consistentes dessa capacidade, baseadas em métricas seguras da produtividade do negócio.

Benefícios de concorrer a várias licitações

Ao participar de várias licitações ao mesmo tempo, se a empresa perde uma das disputas pode vencer a outra. As chances de conseguir um contrato crescem.

Além disso, as licitações podem compreender períodos longos de tempo, de modo que é possível estar em vias de finalizar um processo e já iniciar outro. Com isso, o fluxo de caixa é otimizado e, por consequência, a rentabilidade da empresa aumenta. Assim, participar de várias licitações aumenta a estabilidade da empresa.

Aqui você pode conferir mais benefícios de vender ao governo.

Entre em contato com a nossa equipe e comece agora mesmo não fique com dúvidas de como participar de licitação online. Conte com toda a estrutura e consultoria que sua empresa precisa para vencer!

 

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