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Fornecedor • 15/08/2022
Concorrer a um processo de licitação pode ser uma grande oportunidade para as empresas. Há inúmeras vantagens em vender para os órgãos públicos. No entanto, o processo pode gerar diversas dúvidas. Principalmente, porque as licitações envolvem diferentes fases. Neste artigo, você vai entender tudo sobre uma das fases mais importantes para as empresas participarem de uma licitação adequadamente: a Habilitação.
Estar habilitado para uma licitação significa que sua empresa deve apresentar todos os documentos exigidos pelo edital que regula a concorrência e, através delas, comprovar sua capacidade de fornecer o objeto licitado aos órgãos públicos. Esses documentos podem variar de edital para edital, mas parte deles é recorrente e diz respeito a diferentes esferas. Portanto, a sua empresa pode mantê-los organizados e em dia, a fim de que o processo seja uma tarefa bem mais eficiente e bem sucedida.
Com isso, o risco de perder uma grande oportunidade de conquistar um mercado estável e aumentar os lucros por erros burocráticos é significativamente reduzido. Separamos para você um Checklist de documentos para a habilitação em Licitação. Confira!
Antes de mais nada, vale lembrar que a lei nº 14.133, sancionada em 2021, mudou um pouco a regulação dos processos licitatórios. Um primeiro ponto a ser destacado é que ela inverteu as fases do processo licitatório.
A habilitação deixou de ser uma das fases iniciais. Isto é, de acordo com a nova lei, a habilitação acontece após o julgamento das propostas. Assim, ela tem o papel fundamental de afirmar a capacidade do vencedor da licitação em fornecer o bem ou serviço tal qual previsto pelo edital.
Nesse cenário, se o licitante não apresentar os documentos adequadamente, ainda que tenha as melhores propostas, não poderá vencer a licitação e fechar o negócio.
Os documentos solicitados para a habilitação são separados em diferentes grupos. São eles: habilitação (1) jurídica, (2) técnica, (3) fiscal, social e trabalhista e (4) econômico-financeira. Vamos entender os seus objetivos comprobatórios e conhecer exatamente quais documentos devem constar em cada um desses grupos.
Os documentos de habilitação jurídica são os mais simples e visam comprovar, justamente, a regularidade jurídica da empresa.
Esses documentos visam comprovar a capacidade técnica e profissional da empresa para cumprir o fornecimento dos bens ou serviços licitados.
A habilitação fiscal, social e trabalhista diz respeito aos documentos que comprovam e demonstram a regularidade fiscal, social e trabalhista das obrigações pertinentes, por lei, às empresas, sejam elas tributária federal, estadual, municipal, de seguridade social e de fundo de garantia por tempo de serviço.
Os documentos para a habilitação econômico-financeira têm por objetivo demonstrar que a empresa licitante possui capacidade para cumprir o contrato que será estabelecido com os órgãos públicos e, portanto, fornecer adequadamente o objeto licitado.
Vale lembrar que, de acordo com o edital, outros documentos podem ser solicitados. Então, sempre fique atento às especificidades do edital e siga à risca as suas normas.
Como vimos, o volume de documentos exigidos é grande, assim como eles têm naturezas diferentes (jurídicas, técnicas, econômico-financeiras e fiscais, trabalhistas e sociais) e devem ser solicitados a diversos órgãos.
Além disso, muitas das certidões e dos atestados exigidos possuem prazos e validades específicas. Desse modo, é fundamental não perder os prazos de vista e acabar entregando documentos inválidos, que levam a empresa a perder oportunidades.
Gerenciar e administrar esses documentos de maneira eficiente e organizada pode ser um desafio.Por isso, a organização é principal dica para as empresas licitantes e, também, a principal maneira de garantir o sucesso dessa empreitada. Para conseguir a organização e eficiência desejadas, as plataformas de gestão de documentos podem ajudar muito.
Nessas plataformas, os licitantes podem trabalhar com notificações de prazos, manter os documentos organizados de acordo com as suas diferentes naturezas, acessá-los com segurança e garantir a sua integridade. Assim, a participação nas licitações se torna mais ágil e otimizada. A empresa também fica mais preparada para concorrer a outras licitações, inclusive simultaneamente, e ampliar seus horizontes.
Aqui você encontra mais dicas para se organizar para participar dos processos de licitação.
Agora você já sabe como começar a se organizar para o checklist da sua Habilitação. Quer saber mais? Conheça as soluções que a COMPRAS BR tem para otimizar a participação da sua empresa nas licitações.
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